Seitan (Bife de Glúten)

Fonte: http://luxalt.blogspot.com.br/
Há duas formas de se produzir seitan caseiro. A primeira é separando o glúten da farinha de trigo, opção que eu recomendo só em caso de não encontrar a farinha de glúten pura, pois desperdiça muito trigo, água e tempo. A outra forma é essa abaixo. Simples, prática e ao fim sai bem mais em conta. Encontrei em loja de produtos naturais.
Ingredientes
500g de farinha de glúten;
500ml de água (para a massa);
1 xícara de chá de shoyu;
1 xícara de chá de molho de tomate;
1 cebola média;
3 dentes de alho;
Especiarias a gosto.
          Modo de preparo
    Misture a farinha de glúten com temperos secos de sua preferência, como por exemplo, orégano, pimenta do reino, açafrão, louro, etc. Vá adicionando a água e misturando até formar uma massa homogência parecida com a massa de pão. Enrole em formato de cobra e corte em fatias.

Corte a cebola e o alho, ponha no fundo de uma panela de pressão grande. Ponha a massa fatiada, o shoyu, o molho de tomate e adicione água até cobrir completamente a massa. A cozedura do seitan neste caldo irá produzir um enriquecimento em sais minerais e aminoácidos (em especial a lisina).

Deixe cozinhar por 40 minutos após pegar a pressão. E pronto! É só tirar de dentro do molho, e você terá muitos bifes prontos para serem fritos, cozidos, grelhados, empanados ou para churrasco. Chame os amigos, pois essa medida rende bastante!

        O Seitan

     O seitan é conhecido pelo nome de “carne vegetal” por ter um aspecto semelhante à carne e porque é feito a partir de um cereal, o trigo. O seitan é um produto feito a partir de trigo, concentrando toda a parte proteica do cereal, o glúten.

O seitan é rico em proteínas e pobre em gorduras. Cerca de 180 g de seitan são suficientes para satisfazer as necessidades proteicas diárias.