Plantando batatas em pequenos espaços

* Por Cultive Resistêcia

Agora você pode plantar batatas no seu pequeno quintal mesmo sem grama ou até mesmo na sua varanda!!
Para construir a nossa “caixa de batatas” começamos por aparafusar quatro tábuas aos quatro prumos e colocamos sobre terra (composto ou estrume curtido melhor) ou você pode pegar uma caixa de feira e colocar terra no fundo dela. Depois, plantamos as batatas como mostra a imagem ao lado, cobrindo-as ligeiramente com terra e espera-se que a rama cresça. Assim que  a rama tiver cerca de 30cm fixa-se um novo conjunto de quatro tábuas aos prumos e cobrem-se com terra os espaços entre a rama, criando-se assim uma nova camada.  Continua-se sucessivamente até a caixa estar completa (seis camadas). À medida que as plantas florescem vão dando mais batatas nas novas camadas de terra criadas. No fim teremos seis camadas, a caixa construída e rama no topo.

Até a caixa estar completa (com as seis camadas) podemos ir colhendo batatas já formadas, começando pela base. Retiram-se as tábuas e cuidadosamente colhem-se as batatas voltando, de seguida, a fixar as tábuas. Para as camadas seguintes fazemos o mesmo.

Para as caixas de feira, você vai fazer o mesmo procedimento, a única diferença é que a caixa já vai estar montada. Antes de montar sua caixa de batatas, desmonte as laterais da caixa e depois monte novamente com pequenos parafusos, assim na hora da colheita, você consegue retirar as laterais com mais facilidade. No caso das caixas de feira, você não vai ter seis camadas, a quantidade de camadas vai depender do tamanho da caixa de feira.

*