Lasanha de berinjela, abobrinha e espinafre

Ingredientes:

– 8 folhas de massa de lasanha sem ovos (existem diversas opções no mercado)
– 1 berinjela média
– 2 abobrinhas médias
– 5 xícaras (chá) de folhas de espinafre
– azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

Para o molho de tomate:
– 3 tomates maduros
– ½ cebola picada
– 2 dentes de alho
– 1 colher (sobremesa) de creme vegetal (eu costumo usar becel)
– orégano a gosto
– sal e pimenta a gosto

Para o molho branco (neste caso amarelo):
– 250g de tofu
– 1/3 xícara (chá) de água
– 1 colher (sopa) de azeite
– 1 colher (sopa) de suco de limão
– 1 colher (sobremesa) de polvilho azedo
– 1 pitada de açafrão (cúrcuma) em pó para colorir
– sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Corte a berinjela ao meio e depois em fatias de 2 cm de espessura. Em seguida corte as abobrinhas em rodelas de 1,5 cm.
  2. Unte uma assadeira com o azeite e distribua as rodelas de berinjela e a abobrinha sobre ela, temperando com sal, pimenta-do-reino e um pouco mais de azeite por cima. Leve ao forno médio~alto para grelhar os legumes (cerca de 25 minutos). Nesse processo eles ficam mais macios, mas não chegam a cozinhar completamente (isso vai acontecer quando levarmos a lasanha ao forno).
  3. Lave as folhas de espinafre, pique em pedaços menores e leve ao fogo baixo com um fio de azeite para que elas murchem.
  4. Para o preparo do molho de tomate, bata os tomates no liquidificador com um pouco de água. Em uma panela, refogue a cebola e depois o alho no creme vegetal, acrescente o tomate batido, o orégano e a pimenta. Depois de levantar fervura, cozinhe em fogo baixo até o molho engrossar, desligue e acrescente o sal.
  5. Para o molho branco, bata no liquidificador todos os ingredientes. Se o tipo de tofu que você utilizar for mais macio ou mais firme a quantidade de água poderá ser menor ou maior, o importante é que não fique muito líquido. Após esse processo leve ao fogo baixo para engrossar, mexendo com uma colher por alguns minutos.
  6. Para a montagem da lasanha, coloque em um refratário uma concha de molho vermelho, outra de molho branco (talvez seja necessário espalhar com uma colher caso ele esteja um pouco grosso) e as folhas de lasanha, o que pode variar de acordo com o tamanho do refratário. Eu utilizei duas folhas e quebrei mais dois pedaços para preencher o refratário, mas não completamente porque a massa vai cozinhar e aumentar de tamanho.
  7. Em seguida coloque mais uma camada de molho vermelho (é importante que a massa SEMPRE fique entre molhos, para cozinhar), os legumes grelhados e o espinafre. Acrescente mais molho branco, outra camada de molho vermelho e as folhas da lasanha. Repita esse processo até que se forme 4 camadas de folhas de lasanha, sendo a última de massa, molho vermelho, espinafre e molho branco.
  8. Cubra com papel alumínio para que o molho não seque e a lasanha não fique ressecada. Leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 40 minutos, até que a massa esteja cozida (teste com um garfo). Nos últimos 10 minutos, retire o papel alumínio para gratinar o molho branco (o que acabei esquecendo de fazer como dá para notar pela foto).

DSC02813

DSC02833

Fonte: Blog Autonomia Veganahttp://autonomiavegana.wordpress.com/