Vídeo-aula DIY | Como fazer um stencil

O stencil é a forma mais fácil e barata de marcar a mesma imagem de novo e de novo em diferentes superfícies e diferentes lugares. Você pode usar uma mesma chapa no muro/parede com spray, em tecidos com tinta, em papéis, cartazes, e por aí vai.
Os materiais básicos para fazer o stencil são uma chapa de raio x (ou qualquer outro material resistente o suficiente e, ao mesmo tempo que possa ser cortado com certa facilidade), um estilete afiado, e o desenho. Você pode fazer o desenho diretamente sobre a chapa com uma canetinha ou, se preferir, imprimir o desenho no tamanho certo em papel sulfite e colar sobre a chapa (o que pode facilitar bastante caso você queira fazer stencils maiores).

Feito isso, é só cortar a chapa deixando vazados os espaços do desenho – que depois com spray ou tinta ficarão marcados sobre a superfície que você escolher. Procure criar “pontes” no stencil sempre que necessário para que partes internas e externas de um mesmo desenho não caiam da chapa. O vídeo abaixo mostra um pouco do processo básico de confecção do stencil, e torna mais fácil visualizar estas “pontes” a que nos referimos aqui.

 

 

* Com artes mais complexas, você pode colar uma tule (tecido como uma tela, facilmente encontrado em lojas de tecidos ou utensílios para festas) sobre toda a chapa, com ajuda de cola quente ou cola instantânea, o que vai tornar o stencil mais resistente e facilitar na hora de passar o spray.

* Você também pode fazer stencils com várias cores, basta usar diferentes chapas para o mesmo desenho. O vídeo abaixo ensina um pouco sobre este processo: