Sobre Nós e Contato

A Imprensa Marginal é um grupo anarcopunk que desde 2005 tem publicado livretos, livros e zines sobre anarquismo, punk, feminismo, antifascismo e outros temas relacionados às lutas sociais. Fazemos os nossos livros de forma faça-você-mesma, buscando o máximo de autonomia possível neste processo. Também distribuímos materiais de outras editoras e projetos libertários e, mais recentemente, passamos a participar de alguns lançamentos de discos de vinil em conjunto com outros selos.

 Também damos oficinas de produção de livros artesanais DIY, organizamos eventos e atividades de caráter anarquista, e produzimos documentários e legendagem de vídeos por meio do projeto “Anarco-Filmes Produções”, que desde 2007 tem adentrado o mundo do audiovisual anarquista.

Há tempos a cultura, a informação e as idéias criadas pelo ser humano são tratadas como mercadoria geradora de lucros e poder, se mantendo nas mãos de uma minoria que tem em mãos não só o conhecimento, mas também os meios de produção e difusão dos mesmos. Partimos da idéia de que a informação não é produto, e deve estar nas mãos de todxs.

Buscando sair da lógica do lucro e do mercado, do comércio de idéias e informação, produzimos e difundimos nossos livretos a baixos custos, cobrando apenas um valor coerente ao seu custo real – referente à cópia, montagem e auto-sustentação do projeto.
Assim, pensamos e elaboramos nossos livretos como algo mais do que uma capa envernizada, brilhante e colorida, ou um papel couché: como algo mais do que um belo produto que seja sucesso de vendas e esteja nas estantes das melhores livrarias.
Pensamos no livro como difusor de informação, gerador de senso crítico e questionamentos individuais e coletivos, como propulsor de novas idéias. Não queremos ser sucesso de vendas, não queremos nenhum livreto best seller.
Acreditamos que o direito de reprodução e difusão deve estar nas mãos de todxs! Contra a idéia de propriedade intelectual, apoiamos a pirataria e a livre cópia.
Informação, idéias, inventos, criações: nas mãos de todxs, e não mais propriedade e monopólio de uma indústria cultural!

***

Imprensa Marginal | Editora, Distro e Selo Anarcopunk

imprensamarginal@riseup.net | anarcopunk.org/imprensamarginal