Manifestações Movimentos Sociais Notícias e artigos Política

Analíses sobre a situação na Venezuela desde o Bra$il – por Bibi Abigail Campos Leal

Written by Ho Dolpho

Texto de: Bibi Abigail Campos Leal

O que ta acontecendo na Venezuela é, em partes, um processo bem parecido com o Brasil antes do golpe.

Uma direita frustrada com o projeto de esquerda que está no poder há anos (mais de 20) que possui vários equívocos e, inclusive, excessos autoritários, e que, mesmo não tendo levado a cabo mudanças estruturais, têm feito reformas significativas e por isso tem apoio popular, de modo que a direita sempre perde nas eleições.

A diferença, a grande diferença, é que a direita brasileira, com a manipulação midiática e com mecanismos de produção de desejo fascista, conseguiu apoio popular para, primeiro, dar 2 golpes (o impeachment da Dilma, que não aceitou o “acordo”/chantagem proposto por Temer em nome da direita, depois a prisão de Lula, que certamente ganharia as eleições no primeiro turno) constitucionais (um aparente paradoxo, mas que mostra a contradição imanente do Estado de direito e da democracia), segundo, para eleger o candidato da extrema direita, Bolsonaro. Como a direita de lá é inepta, e não conseguiu vencer as eleições e nem dar um golpe, está contando com o apoio do capital internacional e do estado estadunidense, que obviamente tem interesses imperialistas e colonialistas na Venezuela em função de lá ter a maior fonte de petróleo do mundo, para dar o golpe, tirar Maduro e os bolivarianos, freiar as reformas populares e instalar uma agenda neoliberal alinhada com o capital internacional.

A situação de crise “humanitaria” se deve ao fato dos EUA, desde Obama, ter implementado bloqueios nos dólares da PDVSA, a petroleira deles, que é responsável por mais de 90% da economia do país. A idéia aí é gerar uma situação de conflitos e instabilidade para justificar uma intervenção militar e golpista para salvar o país de uma catástrofe que os EUA mesmo plantaram.

E no meio disso, está o povo venezuelano (especialmente os mais pobres e as populações indígenas) sendo massacrado, mas que, também por isso, ta indo pra cima criando uma situação de revolta e insurreição popular. Isso pode ter consequências absolutamente desastrosas para a Venezuela, mas também para o Brasil e toda a América Latina.

A tendência, pelo andar das coisas, na Venezuela, é toda essa conflitividade se acirrar ainda mais, e acho que o que vem por aí pode ser a situação de uma guerra civil entre as forças de Maduro e do golpista, com uma possível intervenção militar americana (e colombiana e brasileira) apoiando o golpe, e uma insurreição popular generalizada no meio disso tudo. O nome disso é GUERRA! Se liguem! Podemos ter uma guerra na América Latina com participação do Brasil apoiando o imperialismo e colonialismo dos EUA!

Bora ficar de olho nisso, espalhar notícias e informações e fazer o possível para ajudar nossos vizinhos lutadores.

Liberdade, paz e autodeterminação ao povo venezuelano em luta!

About the author

Ho Dolpho