Eventos

Indígenas contra o Estado – Debate na Rádio Cordel Anarquista (29/07)

Written by Ho Dolpho

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

29/07 – SÁBADO – 17:30 Hrs – Indígenas Contra o E$tado
AO VIVO E ONLINE na Rádio Cordel Anarquista.
“A luta indígena é também a luta por uma nova sociedade que já carregamos naturalmente em nossos corpos, anga (alma) e resistência. É o que podemos oferecer aos movimentos sociais”
Casé Angatu Xukuru Tupinanbá

Pisamos em uma terra que a mais de 500 anos atrás seus povos originários já foram livres, mas que foi invadida, saqueada e que uma grande parte de seus povos originários foram assassinados e massacrados, fatos que não fazem só parte da nossa história, mas também da atualidade. Lutar pela causa indígena não é só lutar por terra, mas lutar por uma sociedade sem o e$tado, sem o capitali$mo e pela relação mais harmoniosa com a natureza (plantas e animais).
Atualmente a ganância da burguesia e latifundiários nacionais e internacionais tem intensificado as perseguições e assassinatos de indígenas em todo o território bra$ileiro, com a cumplicidade do e$tado e das grandes mídias. Mas em contraposição a isso indígenas de todas as partes estão se organizando para barrar tudo isso, uma mostra dessa resistência foi o dia 25 de abril onde mais de 3 mil indígenas foram até Brasília para protestar contra os ataques que estão sofrendo.
A Luta pela causa indígena também é uma das bandeiras da Rádio Cordel Anarquista, por isso preparamos um programa especial sobre o assunto, para ampliar nosso conhecimento e contribuir para essa luta que é extremamente importante tanto para os povos indígenas como para o anarquismo.
Por isso Cordel convidou as seguintes pessoas:
Sassá Tupinamba – São Paulo/SP
Anarquista, Militante na Defesa dos direitos humanos dos povos indígenas, Assessor da Comissão de Direitos Humanos da 116° Subsessão da OAB, Radioamador, Terapeuta Holístico.
Casé Angatu Xukuru Tupinambá – Ilhéus/BA
Morador no Território Tupinambá em Olivença na Aldeia Gwarini Taba Atã, Militante na Luta pelos Povos Indígenas, Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Ilhéus/Bahia); Doutor pela FAU/USP; Mestre pela PUC/SP; Historiador pela UNESP; Autor dos Livros: “Nem Tudo Era Italiano – São Paulo e Pobreza na Virada do Século XIX-XX” e “Identidades Urbanas e Globalização: constituição dos territórios em Guarulhos/SP”, entre outros.
https://cordelanarquista.milharal.org/

About the author

Ho Dolpho