Publicações sobre violência machista em movimentos sociais

* Tesouras para Todas – Textos sobre violência machista nos movimentos sociais

Um livro que reúne diversos artigos e reflexões sobre casos de agressão e abuso em movimentos sociais, publicado originalmente na Espanha e traduzido para o português pela Editora Subta. Como diz a apresentação do livro, “Tesouras para Todas quer recolher a memória coletiva que diferentes grupos feministas, coletivos mistos e indivíduxs elaboraram nos últimos anos a partir de textos que falam de agressões concretas, propostas de debate, e que se referem diretamente a nossos espaços políticos próximos. Não somos as primeiras, nem seremos as últimas.” Uma leitura muito importante para quem quer refletir sobre isso.

Baixe aqui

* * *

* Escancarando o Escracho- verborragia sobre uma ação direta de autodefesa feminista

Reflexões sobre o uso do escracho como forma de denúncia pública contra agressores machistas, que parte de uma experiência que aconteceu em 2011 em São Paulo em meio às manifestações contra o aumento da passagem do transporte público. Como elas relatam, “A ideia de fazer o escracho surgiu de mulheres nos atos contra o aumento, incomodadas com a presença do agressor, que transitava nesse espaço, em ambiente de tolerância e normalidade. Diante da não-responsabilização do indivíduo e total ausência de debate público sobre o assunto, as mulheres não se sentiam seguras. Foi para mudar esse quadro que realizamos a ação. Passada uma semana, percebemos que abrimos um espaço para o debate efetivo da questão, inclusive possibilitando novas denúncias.”

Baixe aqui

ou leia mais sobre este caso no site http://feministascontraoaumento.noblogs.org/

 * * *

* Punx Desconstruindo o Sexismo

Zine que se propõe a abrir/ampliar na cena punk um espaço de debate coletivo sobre o sexismo. Os textos do zine abordam esta questão de diferentes aspectos e com opiniões que algumas vezes vão de encontro umas com as outras, exatamente com o intuito de se apresentar diferentes pontos de vista que possam construir um debate consistente e reflexões sobre as formas com que cada cena pode tratar o problema com base em suas particularidades.

Baixe aqui

* * *

* Zine “Reagindo – Autodefesa para mulheres de todas as idades”

Um pequeno zine, muito útil, publicado pelo coletivo Ação Anti-Sexista, de Porto Alegre/RS. Aborda questões de linguagem corporal, estratégias verbais, movimentos e golpes de defesa, e algumas reflexões. “Auto-defesa é uma forma de tornar nossas vidas mais seguras no cotidiano. É tomar controle das situações nas quais você poderia ser uma vítima. Isto abrange desde comentários feitos à você, até um ataque físico propriamente. É perceber que se alguém não respeita os seus limites, você pode fazer essa pessoa parar. Existem diferentes estratégias para isso, como dizer alguma coisa, gritar, escapar, lutar. O importante é que você faça alguma coisa!”

Baixe aqui

* * *

* Cartilha: “Mulheres em Luta por uma Vida sem Violência”

Essa é uma cartilha explicativa produzida em 2005 pela SOF, uma ONG feminista de São Paulo/SP, e trata especificamente da violência machista. Embora seu enfoque seja bastante voltado à questões legais e de políticas públicas e o tempo tenha feito com que alguns termos ou legislações estejam desatualizadas, a cartilha é interessante porque procura refletir com uma linguagem simples sobre alguns aspectos e formas que a violência machista pode ter no cotidiano das mulheres, propondo formas de combatê-la. Sua leitura é interessante para ter acesso à como essa questão passa a ser debatida num sentido das políticas públicas, etc.

Baixe aqui