Gravando seu próprio disco!

Cansadx de esperar que alguém lance o disco da sua banda?
Então, que tal fazer isso você mesmo?
*
Sim!! Isso é possível, aliás além de possível é o melhor a ser feito.
O punk surge exatamente com essa mensagem: Faça você mesmo! E isso tem motivos políticos, econômicos, prazerosos, além de ser totalmente palpável.
Podemos nos aprofundar em todos estes motivos e escrever linhas e linhas sobre cada um deles, com todo o prazer, mas aqui vamos tentar ir direto ao ponto. Vamos partir do ponto que você já tem a sua banda e está bem ensaiado, com uma ótima ideia do que quer ter em mãos.
– Você tem algumas opções para gravar suas musicas:
A primeira opção é um estúdio que te cobra por hora ou por musica gravada;
A outra opção é você ir aprendendo a gravar em casa mesmo, caso você tenha um equipamento razoável. Hoje em dia já se consegue boas gravações com um bom computador e uma ótima noção de gravação.
Vale lembrar que quanto melhor sua gravação mais você conseguirá transmitir o
que deseja e será melhor entendidx.
– Pense que um disco tem um tempo máximo que pode ser colocado nele, um 7? EP cabem 6 minutos de ca
da lado, um 12? LP cabe 20 minutos de cada lado e isso incluí o espaço entre as musicas. Se o tempo de gravação passar disso seu disco poderá perder bastante qualidade, pois isso afeta graves, agudos e volume. Então é bom pensar direitinho em quanto tempo você precisa para colocar suas musicas.
– Durante a gravação informe ao técnico que isso será lançado em vinil, ele ajustará frequências para soar melhor no seu disquinho.
– Ainda no estúdio peça para colocar as musicas já na ordem que sairá no disco e você deve nomeá-las da seguinte forma:
1a – titulo
2a – titulo
1b – titulo
2b – titulo
– Faça uma master (arquivos que serão enviados para a fabrica) tanto em cd ou em arquivo digital tipo .wav, ouça diversas vezes, em diversos aparelhos diferentes e veja se está do jeito que você realmente gosta.
Na maioria das vezes é legal enviar para alguém masterizar, isto é um processo que dinamiza frequências, volume, brilho da sua gravação. Após este procedimento você já poderá enviar suas músicas para a fabrica.
No Brasil, alguns estúdios fazem este trabalho mas temos utilizado a Mammoth Sound que tem feito ótimos trabalhos com bons preços.
Ahh!! Não se esqueça dos rótulos que vão colados de cada lado do disco, você deve enviar isso junto com a sua master em arquivo pdf, cdr, jpg ou algum outro que a fabrica lhe informar.
– Agora vamos a fabrica, ela que vai colocar sua musica no plastico, no vinil. No Brasil só existe uma fabrica de discos, a Polysom e pelo mundo existem diversas outras. Na Alemanha a Flight13 e nos EUA a Musicol Recording.
Estas que achamos que tem um bom trabalho e um bom preço. No caso de fazer fora do Brasil você precisa pensar em como estes discos vão chegar até você, se por correio, por um amigo que esteja viajando ao exterior. Analise qual é a forma mais possível para você. Lembre-se que pelos correios seus discos podem ser taxados em 60% do valor nas alfandegas e isso é realmente caro.
Você tem a opção de fazer a partir de 300 copias do seu disco, mas quanto mais copias você faz menor o preço unitário e você conseguirá vender seu disco por um preço mais acessível.
– Após isso, enquanto seu disco fica pronto, que leva pelo menos 30 dias, você pode ir confeccionando a capa. Agora é a hora de abrir a mente, deixar fluir a criatividade e analisar suas economias, pois neste ponto você pode fazer capas super baratas e capas super caras. Papelão silkado, recortado, papel cartão com colagens, impressão em gráfica, xerox, stencil, disco somente na capa plastica com algo silkado, são diversas as opções para fazer sua capa, então você pode criar e achar a melhor para você. Inclusive mandar fazer tudo na mesma fabrica, seu disco já vem com capa , embaladinho…isso você escolhe.
– Ahhh, uma outra coisa, como este processo é um tanto custoso você pode convidar amigxs, selos, para dividir os custos e os discos também. O sistema cooperativo funciona super bem para lançar e distribuir discos.
– Bem, agora seu disco está pronto e é hora de você fazer ele chegar nas pessoas. Você pode, você mesmo distribuir e/ou pedir para as pessoas te ajudarem com isso, você pode deixar em alguns pontos de venda que confia, fazer trocas, enfim, fazer esse disquinho que te deu um bom trabalho chegar em mais pessoas.
Para nós o mais importante é mostrar que fazer o disco da sua banda é possível sim e que isso exige muito mais de você do que de outras pessoas.
Agora, pare de reclamar que ninguém se importa com a sua banda. Mãos a obra, lance seu disco você mesmo e com pessoas que estão ao seu redor.
A maior parte das bandas que conhecemos dentro do faça você mesmo, montaram seus próprios selos para lançarem suas bandas, para terem um sonho realizado, foi assim com o Dead Kennedys e Alternative Tentacles, Black Flag e SST, Minor threat e Dischord, Crass e Crass records, Sin dios e La idea, entre tantos outros selos que foram montados pelas próprias bandas.
A musica é a trilha sonora de nossas vidas e o controle dela deve estar em nossas próprias mãos.
Fonte: No Gods No Masters