Receitas Veganas

Bolinho de mandioquinha recheado (sem glúten)

Written by anarcopunkORG

– 500g de mandioquinha

– 1/3 de buquê de brócolis ninja
– ½ cebola grande picada em cubinhos
– 2 dentes de alho
– 7 colheres (sopa) de fubá e um pouco mais para empanar
– cheiro verde a gosto
– 1 colher (chá) de cominho
– sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Descasque e pique a mandioquinha em pedaços menores, cozinhando até que esteja macia.
  2. Escorra a água da mandioquinha (mas reserve) e esprema. Em uma panela refogue a maior parte da cebola no óleo até ficar macia (reservando o restante para refogar o brócolis), acrescente o alho e depois o cheiro verde.
  3. Em fogo baixo acrescente a mandioquinha e um pouco de sua água, formando um purê não muito mole. Coloque sal e o fubá aos poucos, mexendo sempre até que todos os ingredientes se incorporem.
  4. Reserve a massa e deixe esfriar.
  5. Em outra panela cozinhe o brócolis até que esteja macio. Em seguida o corte em pedaços pequenos (lembre-se que ele deverá caber dentro dos bolinhos).
  6. Refogue a cebola restante no azeite e acrescente o brócolis picado, cominho e sal a gosto. Cozinhe por cerca de 2 minutos para que os temperos incorporem no brócolis.
  7. Quando a massa estiver mais fria, faça bolinhas e abra uma cavidade no meio dela com o seu polegar. Coloque o recheio de brócolis dentro e feche. Faça isso até que a massa acabe.
  8. Molhe as bolinhas na água e empane-as no fubá.
  9. Você pode fritar os bolinhos em óleo quente ou assá-los em forno médio em uma assadeira untada. Eu prefiro não empaná-los para assar porque acho que fica mais saboroso, faça do jeito que gostar mais ;}

Rende: aproximadamente 15 bolinhos.

Fonte: Blog Autonomia Veganahttp://autonomiavegana.wordpress.com

About the author

anarcopunkORG