Próximos Lançamentos

Em breve: Anarquismo e Socialismo, de Florentino de Carvalho
Seguindo com a publicação da trilogia de escritos de Florentino de Carvalho, organizadas por Rogério Nascimento, nosso próximo lançamento será o livro “Anarquismo e Socialismo”, de Florentino de Carvalho. São 254 páginas encadernadas com costura e feitas de forma faça-você-mesm@. Em breve estará disponível pra distribuição! Os outros dois títulos de Florentino de Carvalho que já foram publicados são “Anarquismo e Sindicalismo” e “Anarquismo e Anarquia”. Abaixo a apresentação do livro, escrita pelo companheiro Rogério Nascimento:

Esquerda?! Direita?! O anarquismo está dentro desta lógica binária? Existe anarquismo de esquerda e anarquismo de direita? O conjunto dos quarenta e quatro artigos deste terceiro volume da trilogia de Florentino de Carvalho apresenta o anarquismo fora deste maniqueísmo religioso. Estes artigos foram publicados na imprensa operária anarquista do sul-sudeste brasileiro no período de maior vigor do movimento operário no Brasil. O primeiro artigo é de 1910 e o último de 1935. Portanto são escritos anteriores à Revolução Russa de 1917, contemporâneos ao predomínio Bolchevique na Rússia e aos seus efeitos no Brasil. A imprensa operaria registra terem sido intensos entre os trabalhadores os debates em torno da adoção ou não do modelo Bolchevique para o movimento operário no Brasil. Alguns anarquistas caíram de corpo e alma no projeto totalitário universalista da pretensa ‘ditadura do proletariado’. Alguns outros foram por ele profundamente afetados, adotando posição ambígua: não aderiram ao bolchevismo, mas a seus processos centralistas, universalistas e normativos. Muitos outros recusaram em bloco bolchevismo e marxismo. Florentino de Carvalho é um destes. Ele foi um dos primeiros no Brasil a denunciar o bolchevismo como nova tirania. Desde seus primeiros escritos o marxismo foi criticado e recusado. Por estas razões, estes são textos urgentes para nossos dias. O leitor é presenteado com dois anexos contendo artigos de outros anarquistas do período. São anotações convergentes com os textos de Florentino de Carvalho. Todos os artigos juntos, constituem demonstração da forte resistência, havida entre segmentos anarquistas, contra as propostas sedutoras de aproximação com o marxismo e qualquer das propostas de socialismo autoritário.

This entry was posted in Novidades. Bookmark the permalink.

One Response to Próximos Lançamentos

  1. Davi Galhardo says:

    Grande publicação! Um resgate único dos escritores do grande Florentino de Carvalho. Pretendo adiquirir o quanto antes, saudações!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>