Lançamentos

12885982_1007858495918571_3697218720127022620_o(1) Acaba de sair pela Imprensa Marginal o zine Aquilombando, uma pequena coletânea de poesias e escritos de integrantes do coletivo Ocupa Alemão (Rio de Janeiro/RJ) sobre genocídio negro, redução da maioridade penal, UPPs, remoções nas favelas, entre outros.
“Nossos ancestrais que foram escravizados ( aqueles irmãos que viveram antes de noix), fugiram dos senhores brancos para lugares montanhosos e de difícil acesso. Eles deram o nome de Quilombo. Hoje noix chama de favela. Se aquilombar é continuar resistindo como os nossos ancestrais resistiram.”

13177168_1031108926926861_4642289258951529046_n(2) Livreto Anarquistas e a Crise Capitalista Atual no Brasil: Diálogos sobre a ascensão do pensamento conservador, crise da esquerda burocrática e a crise econômica atual no Brasil. Coletânea de textos escritos por diversos coletivos e associações anarquistas que refletem sobre a questão e nossas problemáticas atuais de luta.

Semeando a Revolta: Anarcopunk na América Latina

11997109_1668702473376216_805384484_nDepois de impressora quebrada, problema com tonner, dois meses longe de casa e um monte de outras coisas, finalmente tá na mão a primeira leva de 50 cópias do livro, inteiramente feitas de forma DIY, diagramadas, impressas, costuradas e coladas a mão. Um trampo de alguns anos recolhendo e pedindo textos pra anarcopunks de vários países, traduzindo e organizando tudo, e que enfim virou um livro de verdade. Uma edição em espanhol também tá sendo lançada em outros países, com capa de serigrafia, produção e tradução dxs manxs da Argentina.

O livro tá saindo 15 conto em mãos, sem frete incluso!
Contatos pelo email da Imprensa Marginal – imprensa_marginal@yahoo.com.br

Semana de Vídeo Popular 2015

semana-de-video-popular_ver_FINAL_Con_logos

A Semana de Vídeo Popular estará rolando do dia 19 a 26 de setembro com atividades em várias partes de São Paulo, com organização do Coletivo de Vídeo Popular, uma articulação de diversos coletivos e projetos de produção e exibição de vídeo popular/periférico espalhados pela cidade. Durante a Semana já aconteceram atividades em Guaianazes, M´Boi Mirim, Campo Limpo, Brasilandia, e outras estão por vir até sábado na Vila Santa Inês, Cine Olido (centro) e Cidade Tiradentes.

IMG_2745_Como parte das atividades da Semana, na última segunda-feira, a Do Morro Produções, Anarco.Filmes e Fabcine, com apoio essencial do Coletivo NCA organizaram uma exibição de vídeo popular na Brasilandia, em frente a Escola Solimeo, com pipoca e filmes sobre a Favela do Moinho, luta indígena, além de curtas diversos. As fotos contam um pouco do que rolou! Na sequência outras parcerias vão surgir…

   IMG_2717_ IMG_2739_

Na próxima sexta, 25/09, rola uma mostra de filmes no Cine Olido, com diversasIMG_2719_ produções recentes dos coletivos de video popular da cidade. Pra IMG_2699_quem tiver afim de colar e ainda não assistiu, um dos filmes que será exibido é o Casa da Lagartixa Preta: 10 Anos de Experiências Anarquistas.

* Pra ver a programação completa da Semana de Video Popular, clique aqui

* E para ver a lista de filmes que serão exibidos no Cine Olido, aqui

Novos lançamentos (2)

_capa___“AQUI PARA FICAR, AQUI PARA LUTAR” : O florescer de uma luta anti-fascista
paki-bashing e racismo na Inglaterra dos anos 60-80

Mais um lançamento da Imprensa Marginal,
texto de autoria da própria editora!

52 páginas, formato brochura

Inglaterra, anos 60/70/80: Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra passou a receber um grande número de imigrantes, com políticas de imigração que no início pautavam, sobretudo, a reconstrução da economia no pós-guerra. A partir de então vai se intensificando a entrada de pessoas das ex-colônias de regiões caribenhas e do sul asiático, como Jamaica, Índia, Paquistão e Bangladesh, e de regiões africanas como Kenya, Uganda e Nigéria. As próximas décadas serão muito difíceis para estxs imigrantes, que vão se vendo imersxs em um ambiente de medo e violência racista. Em meio a um cotidiano de ataques violentos contra famílias inteiras de imigrantes, comércios, casas e vizinhanças onde viviam, muitxs tiveram suas vidas marcadas pelo racismo. Para estas famílias, o abuso e violência racial era parte da existência cotidiana na Inglaterra. E da indignação com esse quadro, floresceu uma intensa luta contra o racismo e o fascismo, protagonizada pelxs próprixs imigrantes e seus descendentes, que por meio da união e da auto-organização coletiva construíram sua forma mais efetiva de auto-defesa. Sem esperar pela ação do Estado ou da policia, a juventude asiática se empoderou por meio da ação direta e foi às ruas, tomando de volta as rédeas de suas vidas e construindo um movimento anti-racista inspirador.

Novos lançamentos (1)

capa2“Semeando a Revolta: Anarcopunk na América Latina”
em breve na rua, novo lançamento da Imprensa Marginal

Uma coletânea de textos escritos em múltiplas mãos, vindos do Brasil, Chile, México, Equador, Peru, Argentina e Venezuela. São memórias, experiências, erros, acertos, e visões que em seu conjunto, retratam um pouco das iniciativas anarcopunks no contexto latino.
Surgem a partir de uma realidade histórica de colonizações, ditaduras, pobreza, racismo, repressão e exploração máxima do capitalismo, bem como de muita resistência dos povos indígenas, negros e periféricos. Enfim, um contexto em particular que agrega às movimentações anarcopunks locais um caráter combativo ainda mais forte e pautado nas necessidades e urgências que temos nesta parte do planeta.

Casa da Lagartixa Preta Malagueña Salerosa: 10 Anos de Experiências Anarquistas

Este documentário é um pequeno registro das muitas experiências que envolvem os 10 anos de existência e atividade da Casa da Lagartixa Preta, situada em Santo André/SP e gerida pelo coletivo Ativismo ABC. Com entrevistas, imagens e fotografias de arquivo, o filme se propõem também a ser uma contribuição para as reflexões e práticas de gestão em espaços autônomos anarquistas.

Parceria da Anarco-Filmes com a Do Morro Produções e o coletivo Ativismo ABC 😉 Na sequência ainda rola um dvd com legendas em português, inglês e espanhol!

Segunda exibição do documentário “Casa da Lagartixa Preta: 10 anos de experiências anarquistas”

Pra quem não conseguiu ver a estréia do documentário “Casa da Lagartixa Preta: 10 anos de experiências anarquistas” que rolou no III Festival do Filme Anarquista e Punk de SP, sábado agora tem a segunda chance – exibição de estréia na Casa da Lagartixa Preta, comemorando também os 11 anos de existência desse espaço autônomo anarquista! E mais muralismo, sarau-debate, som, e bolo

Feira de Cultura Punk da Zona Norte

feira3Nesse domingo rola uma edição especial da FEIRA DE CULTURA PUNK DA ZONA NORTE! Especial porque vai acontecer simultaneamente ao evento de 5 anos de Zumbi Ocupa, comemorando 5 anos de ocupação cultural na Praça Zumbi dos Palmares. Vai ter grafite, som, exposições, intervenções e as banquinhas de materiais.

Dia 23 de novembro a partir das 10hs na Praça Zumbi dos Palmares, na Cachoeirinha! É só chegar!

Traga seu zine, sua distro e materiais pra trocar!
ARRIBA LXS PUNKS EN LUCHA!

* * *
Como chegar pra quem vem de longe: Continuar lendo

[SP] Feira de Cultura Punk da Zona Norte

Próxima FEIRA DE CULTURA PUNK DA ZONA NORTE no dia 02 de novembro às 15hs na Praça Zumbi dos Palmares, na Cachoeirinha! É só chegar!

Distribuição, venda e troca de materiais punks e libertários (zines, livros, panfletos, patches, discos, cds, dvds, bottons, etc…), Venda de rango vegano e troca de idéias!

Traga seu zine, sua distro e materiais pra trocar!
ARRIBA LXS PUNKS EN LUCHA!

* * *
Como chegar pra quem vem de longe: Continuar lendo