Archive for April, 2009

[Rússia] Aleksei Olesinov é sentenciado a um ano de prisão; Antifascistas saem às ruas de Moscou

Thursday, April 23rd, 2009

No dia 21 de abril, Aleksei “Shkobar” Olesinov, antifascista preso em 5 de novembro de 2008 sob falsas acusações de ter incitado uma briga em um clube noturno em agosto de 2008, foi condenado à uma sentença de um ano de prisão em uma “corte canguru”.

Isto aconteceu ainda que a defesa tenha apresentado um vídeo que prova que Olesinov não atacou ninguém, e que os donos do clube e o segurança que Olesinov supostamente atacou negaram que eles tiveram qualquer alegação contra Olesinov, eles nem mesmo apareceram na corte judicial. Além do mais a polícia já tinha multado Olesinov, por um delito que não cometeu, quando ocasionalmente pegou as pessoas naquela noite de agosto. Assim, Olesinov, que não tinha nenhum registro criminal, foi sentenciado duas vezes pelo mesmo “crime”.

Click to continue reading “[Rússia] Aleksei Olesinov é sentenciado a um ano de prisão; Antifascistas saem às ruas de Moscou”

[Rússia] Em Moscou antifascista está sendo julgado por seus ideais antifascistas

Wednesday, April 22nd, 2009

[Na próxima terça-feira, 21 de abril, um veredicto será anunciado no caso do antifascista moscovita, Alexei Olesinov. A solidariedade internacional é necessária!]

Ele já esteve em uma prisão pré-julgamento por mais de cinco meses (desde 6 de novembro de 2008). O promotor russo exige 5 anos de prisão para ele, que é acusado de “vandalismo num grupo” (Artigo 213, parte 2 do código criminal da Federação Russa). Especificamente, ele é incriminado por uma briga com os guardas do clube noturno “Cult”, que supostamente aconteceu em 30 de agosto de 2008. Em seguida ele foi preso após dois meses do acontecido, e a partir de então o caso criminal começou a ser arrolado. Contudo, toda esta farsa está sendo desmontada desde o começo: por exemplo, não há nenhuma “parte injuriada” (os guardas alegam que nem danos morais nem físicos foram causados). Todas as evidências e declarações provam que o caso é completamente fabricado. As agências de investigação também clamam em seus arquivos de investigação que Olesinov é um líder de um “movimento informal – antifascista”, como se isto fosse um crime extra, então este é um caso de perseguição explicitamente político.

Click to continue reading “[Rússia] Em Moscou antifascista está sendo julgado por seus ideais antifascistas”

Curitiba e a velha onda Skinhead-Nazista

Thursday, April 16th, 2009

Curitiba que tem um histórico de ataques homofóbicos e racistas a poucas semanas sofre com mais uma convarde ação de grupos dessa natureza.

No dia 23 de março, no bairro Alto da XV, por volta das 18hs, um estudante voltando para sua casa é atacado por uma gangue de 15 indivíduos, que trajavam coturnos, suspensórios e estavam com suas cabeças raspadas - turma conhecida como skinheads de orientação neonazistas. Esse estudante homossexual, teve seu maxilar fraturado em três partes, muitos hematomas pelo corpo resultado de muitos socos, chutes, pedradas e tacadas de baseball.

Click to continue reading “Curitiba e a velha onda Skinhead-Nazista”

[Espanha] Sedes do PSOE são atacadas em Madri

Wednesday, April 15th, 2009

[Antifascistas pintam e mancham várias sedes do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol em Madri, em solidariedade com os represaliados na manifestação de Vallekas e denunciam a cumplicidade institucional com grupos fascistas.]

Click to continue reading “[Espanha] Sedes do PSOE são atacadas em Madri”

[Eslovênia] Dias de ação antifascista

Wednesday, April 15th, 2009

Ao/às ativistas e companheiro/as!

Somos um grupo de ativistas do A-Infoshop e do Ação Antifascista de Ljubljana. Como em todos os lugares da Europa nós estamos também encarando uma crescente atividade fascista na Eslovênia. Após anos de pouca atividade pública, os neo-nazis estão se sentindo forte o suficiente para saírem em público e promoverem suas idéias e práticas de ódio e violência. No objetivo de mobilizar pessoas sob a bandeira do nacionalismo eles se utilizam da atual rivalidade entre as elites políticas eslovenas e croatas, e ao mesmo tempo estão ativamente se unindo à agenda anti-muçulmana, que está atualmente unindo os nazistas por toda a Europa.

Click to continue reading “[Eslovênia] Dias de ação antifascista”

Estado é condenado a indenizar gay agredido

Monday, April 13th, 2009

Sentença estipula o pagamento de R$ 23.250 por danos morais, das custas hospitalares e de um salário vitalício à vítima

Ataque de um suposto grupo de skinheads em dezembro de 2006, no centro de São Paulo; juiz viu omissão do poder público

ROGÉRIO PAGNAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O juiz Marcos de Lima Porta, da 5ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, condenou o Estado a indenizar um gay agredido por um suposto grupo de skinheads no centro da capital. A sentença ainda ordena o pagamento de pensão vitalícia à vítima. Ainda cabe recurso.

Click to continue reading “Estado é condenado a indenizar gay agredido”